O Blog Interactivo da GEOGRAFIA dinamizado pelos alunos do terceiro ciclo da Escola EB 2.3 D.Luís de Ataíde / PENICHE

16.3.09

TELECOMUNICAÇÕES / 11º ANO


Telemóveis

O que são e a sua finalidade?

Os telemóveis inicialmente foram criados com o objectivo de evitar a intercepção electrónica dos torpedos aliados: se a frequência dos canais de comunicação fosse continuamente alterada, seria impossível bloquear a transmissão que orientava estas armas.
Em 1968 grandes companhias americanas propuseram o sistema que prevaleceu, do uso de várias torres que atenderiam os utilizadores de pequenas áreas. Quando os utilizadores se deslocassem de uma região para outra, o sinal era provido por outra torre mais próxima. Aí é que realmente iniciou a expansão do uso do serviço de telefone móvel celular.
Foi Martin Cooper que efectuou a primeira chamada móvel, que viria a dar origem ao modelo público.
Actualmente já é usado não só com a finalidade de efectuar chamadas mas também para mandar sms e mms, tirar fotos, gravar, ouvir musica, jogar, o GPS, utilização da Internet.

Impacto e utilização no mundo actual

No mundo tecnológico avançado de hoje todos têm um telemóvel. Os adultos, os adolescentes, e mesmo as crianças funcionam em torno dos modelos portáteis do telefone. O que é realmente duro de acreditar é que apenas 15 anos a existência de um telemóvel era completamente raro.
Hoje em dia, ouvimos falar cada vez mais do telemóvel e dos seus aspectos negativos, principalmente a nível da saúde. Exemplo disso é os estudos feitos que comprovam que as radiações emitidas são de cariz problemático, os homens correm um maior risco de infertilidade quando utilizam o telemóvel varias horas por dia. Outra consequência também referida em alguns estudos é a existência de radiações que são cancerígenas.

Fontes

http://sirius-efasec.blogs.sapo.pt
http://www.articlegarden.com/pt/Article/History-Of-The-Cellular-Phone

Trabalho elaborado por:

Catarina Madureira, 11ºB, nº6
Dora Lagoaça, 11ºB, nº11
Katy Gomes, 11ºB, nº17
Mélisa Martins, 11ºB, nº20

Sem comentários: