O Blog Interactivo da GEOGRAFIA dinamizado pelos alunos do terceiro ciclo da Escola EB 2.3 D.Luís de Ataíde / PENICHE

16.3.09

TELECOMUNICAÇÕES / 11º ANO


TELETEXTO E TELEFAX:

Actualmente, as telecomunicações actuam ao mesmo tempo como meio e com estímulo para o desenvolvimento económico, político e cultural, e dependem sobretudo de: tecnologia multimédia, rede de telecomunicações e telemática, na qual nos vamos debruçar sobre esta última.
A telemática é a combinação da informática com as comunicações, como por exemplo, o teletexto e o telefax.

Teletexto

1.O que é?
É um serviço público de transferência de documentos com grande qualidade de caracteres. Este tipo de serviço contém informações de texto simples (sem gráficos) transmitidas por uma estação de televisão (comum ou cabo) para o aparelho de um assinante.

2.Para que serve?
Actualmente, este tipo de serviços está muito desenvolvido e conta com serviços especiais de legendagem (adaptada para deficientes audiovisuais), informações de última hora, chat, informações nacionais, internacionais e desportivas, previsão do tempo, programação dos canais e alguns jogos simples, além de ser uma montra de publicidade de vários serviços públicos em Portugal.

3.Impacto e Utilização:
Este tipo de serviço ainda hoje é bastante utilizado por muitas redes televisivas em todo o mundo, assumindo assim uma enorme importância no ceio populacional.

Telefax

1.O que é?
O telefax é um serviço internacional permitindo aos assinantes a troca de correspondência na forma de documentos contendo informação codificada em facsimile, de modo automático através da RDIS. O fax é, com efeito, um aparelho que combina um scanner, um modem e um sistema de impressão, permitindo a transmissão de informação escrita através da linha telefónica.
Facsimile: é toda cópia ou reprodução que apresenta uma grande semelhança com o original.

2.Para que serve?
Este tipo de serviço permite enviar todo o tipo de documentos, sejam manuscritos ou digitalizados. É de salientar que qualquer pessoa pode utilizar este meio de comunicação, dado que apenas é necessário ter um número de telefone fixo. Assim, é possível haver troca de informações em qualquer parte do mundo.

3.Impacto e Utilização:
O Fax está a ser ameaçado pela Internet, mais concretamente pelo Correio Electrónico (e-mail), visto que este último não tem qualquer custo, apenas é necessário ter acesso à Internet, enquanto que no fax há custos.
No entanto, a população pensa que o Correio Electrónico e a Internet são muito recentes. Este pensamento está errado. De facto, são até muito mais velhos do que o telefax. Foram criados nos anos 60, no tempo dos Beatles. O fim da Guerra - Fria disponibilizou para uso público uma rede – de – redes que até aí era reservada às Universidades e às Forças Armadas.

BIBLIOGRAFIA:
http://www.centroatl.pt/medina;
http://www.prof2000.pt/users/jocalucca/ex.5.htm;
http://www.prof2000.pt;
http://www.servico-tecnico.com/productinfo/Pics/PaceDS810/teletexto.jpg;
http://www.pplware.com/wpcontent/images2009/imagem_chat_teletexto.jpg;
http://www.dei.uminho.pt;
http://xoopscube.com.br;
http://masiva-stolarija.com/Slike/Telefax.jpg;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Facsimile;
http://www.instituto-camoes.pt/lextec/por/domain_7/definition/19175.html.

Trabalho elaborado por: David N.º 10; Flávio N.º 12; Ivo N.º 14; Joana N.º 15 – 11ºB

Sem comentários: