O Blog Interactivo da GEOGRAFIA dinamizado pelos alunos do terceiro ciclo da Escola EB 2.3 D.Luís de Ataíde / PENICHE

16.3.09

TELECOMUNICAÇÕES / 11º ANO

Videofone e videoconferência o que são?

Videofone e um aparelho que funciona como um telefone comum, mas permite ver o interlocutor, que pode estar usando videofone, videoconferência ou mesmo uma webcam.
Com tela colorida de quatro polegadas e resolução de 480 x 235 pixel, o videofone transmite até 30 quadros por segundo. O sistema de áudio conta com cancelamento de eco Full Duplex (sistema de comunicação composto por dois interlocutores que podem comunicar entre si em ambas direcções).
Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local.
Os sistemas interpessoais de videoconferência possibilitam a comunicação em tempo real entre grupos de pessoas, independente de suas localizações geográficas, em áudio e vídeo simultaneamente.
Esses sistemas permitem que se trabalhe de forma cooperativa, compartilhando informações e materiais de trabalho sem a necessidade de locomoção geográfica.

Para que servem?

Videoconferência

A maioria das videoconferências actuais envolve o uso de uma sala em cada localidade geográfica, dotada de uma vídeo-câmera especial e facilidades para apresentação de documentos.
Em alguns sistemas, simula-se uma reunião como se todos os participantes estivessem na mesma sala, ao redor de uma mesa. Em geral, a videoconferência tradicional requer interconexão especial através do telefone com grande largura de banda. Actualmente estão sendo utilizadas redes ISDN e ATM.
Com os avanços da tecnologia, proporcionando processadores mais rápidos e melhores esquemas de compressão de dados, um novo tipo de videoconferência, a conferência desktop, tornou-se viável. Ao contrário das videoconferências em salas especiais, exigindo equipamentos especiais e caros, a videoconferência em desktop pode ser realizada através da inclusão de software e hardware em computadores padrão.

Videofone

É possível fazer transferência, marcação rápida, redireccionamento e espera de chamadas. Por estar ligado directamente à Internet, o videofone também recebe e envia e-mails.

Impactos e utilização no mundo actual?

Videoconferência

Usada de forma eficaz, a Videoconferência tem um impacto extraordinário na forma como as pessoas fazem negócios, bem como nos ganhos de produtividade que permitem obter. Mas de que forma esses ganhos são conseguidos? Os sistemas de Videoconferência mais recentes ultrapassam a simples comunicação de áudio e vídeo. A capacidade de partilhar facilmente qualquer tipo de informação imprimiu uma nova dinâmica às sessões de Videoconferência, por vezes impossível até numa reunião local. Como resultado, as decisões são tomadas mais depressa, maior rapidez no lançamento de novos produtos e serviços, permitindo estar à frente da concorrência.

A Videoconferência permite aumentar a produtividade por intermédio da redução de custos directos e pela consequente diminuição do tempo perdido em deslocações.
Apesar de os aumentos de produtividade serem o mais importante para as organizações, um efeito adicional ao uso do vídeo é a poupança associada à redução do número de viagens. No cenário actual, em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a segurança e com perdas de tempo associadas a viagens, a Videoconferência irá beneficiar as organizações de uma forma extraordinária.

A Videoconferência permite ainda obter outros benefícios, tais como a redução do “downtime” e da melhoria da qualidade de vida dos participantes nas reuniões, aumentando a disponibilidade dos elementos decisores nas organizações. A Videoconferência deve também ser vista como um avanço em relação ao telefone e às viagens – uma forma de fortalecer os contactos com colegas afastados geograficamente e com clientes, entre visitas pessoais e conversas telefónicas.
O objectivo da Novabase é demonstrar o valor da Videoconferência e o que esta tecnologia pode fazer pela sua organização. Este compromisso é atingido pela colaboração com os clientes, ajudando-os a definir a melhor configuração para as suas necessidades e assegurando que estes conseguem atingir o melhor retorno do seu investimento.
Podem ser realizadas sessões de vídeo-conferência de dois tipos:
Ponto-a-ponto, que implica a utilização de apenas duas unidades de vídeo-conferência, em comunicação directa;

Multi-ponto, em que estão envolvidas mais de duas unidades de vídeo-conferência. Neste caso, é necessário utilizar os serviços de um MCU (Multipoint Control Unit). O Centro de Informática dispõe de um MCU com capacidade para controlar 12 unidades de vídeo-conferência.

Videofone

No mundo da informática tem vindo a notar-se significativamente uma evolução constante e diária de todos os seus componentes de hardware ou software.
Desta forma a vida na terra tende a ser manipulada por computadores e afins.
Este facto não é de todo desvantajoso, pelo contrário facilita muito a vida das pessoas, pois existiam coisas que o próprio ser humano não está apto para o fazer e que uma máquina faz muito bem.

O caso concreto que, ao longo deste documento, será explorado e avaliado, é a utilização de codecs de vídeo streaming, isto é, compressão de ficheiros de vídeo para transmiti-los numa rede. Focando como principais objectivos as tecnologias e normas existentes para fazer streaming de vídeo.
Resumidamente identificar-se-á as normas livres e proprietárias existentes e aprofundar-se-á a norma H.624 desde a sua origem, passando pela sua evolução,
até ao seu processamento.
Se foi um dos milhares de Representantes ACN (http://www.accenture.com/ ) que participou na Convenção Internacional de Colónia no princípio deste mês, terá estado entre os primeiros a ver o incrível potencial do Videofone ACN que está prestes a surgir! Sendo já um dos líderes nas vendas de videofones em todo o mundo, o ACN está determinado a ter um impacto significativo no mercado europeu com este novo produto emocionante, e, tal como muitos representantes ficaram agora a saber, - ver é crer!

O novo Videofone ACN está actualmente a ser finalizado para o mercado europeu e será lançado em vários países, este ano, juntamente com o serviço de Telefone Digital ACN.
Para além de ser um dispositivo inovador de comunicação, o Videofone tem disponíveis outras características fantásticas, nomeadamente:
Ecrã digital a cores de alta resolução 7” (18 cm)
Câmara digital
Moldura de foto digital
Disponível a mais alta qualidade de telefone com vídeo animado
Porta USB (download de imagens e vídeo)
Saída de Áudio/Vídeo para altifalantes externos e ecrã LCD
Browser ACN: faça o download de toques, vídeos, música e conteúdo de produtos ACN
Características de Chamadas: Chamadas em espera, Exibição do número, Reencaminhamento de chamadas
Correio de Voz/Vídeo: saudação em vídeo, receber correio de vídeo

Bibliografia:

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102004/27102004-6.shl
http://penta.ufrgs.br/pgie/workshop/mara.htm
http://www.novabase.pt/showCategory.asp?idCat=VideoConferencia_EN
http://reps.acneuro.com/acninaction/2008/03_26/KO_1_Portuguese.htm
http://209.85.129.132/search?q=cache:PsNYGUs2-zoJ:https://woc.dei.uc.pt/weboncampus/getFile.do%3Ftipo%3D2%26id%3D6875+para+que+serve+o+videofone%3F&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=12&gl=pt.

Trabalho elaborado por:

Cátia Santos nº8
Bruna Lopes nº3
Nelson Ramos nº21
Helder Gonçalves nº13

Sem comentários: